SIMPÓSIO EUROPEU Paisagens Culturais da Vinha: identidades, desafios, oportunidades. XX aniversário da classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial
Locais: Porto (Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), Porto, Portugal) e Douro (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real, Portugal)
Datas: 9-11 de dezembro de 2021
Organização: CITCEM/FLUP, em colaboração com CETRAD/UTAD, CCDR-N/Missão do Douro, ICOMOS Portugal, Comissão Nacional da UNESCO, Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, Associação de Empresas do Vinho do Porto, Liga dos Amigos do Alto Douro Património Mundial, Museu do Douro.
O Simpósio evocativo do XX aniversário da classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial configura-se enquanto espaço de apresentação de conferências e comunicações sobre estudos e projetos nas áreas da história e geografia, artes e literatura, património cultural e ambiente, bem como de diálogo e partilha de experiências, estratégias, metodologias e boas práticas de gestão e valorização desse património. O seu contexto de referência abrange as catorze paisagens culturais vinhateiras reconhecidas na Europa, pela UNESCO, como Património Mundial, entre 1997 e 2015, localizadas em sete países: Alemanha, Áustria, França, Hungria, Itália, Portugal e Suíça, o que comprova a importância histórica, cultural e natural da vitivinicultura europeia1. A classificação, sob vários critérios, inclui o “sítio” histórico-geográfico, castas tradicionais características de cada região e técnicas de cultura da vinha e produção de vinho, devendo os detentores provar que são parte de um cenário de valor universal excecional e que a produção vinícola é um fator determinante no contexto cultural e histórico dos territórios e populações. Para além da história e geografia dos lugares e regiões, destacam-se a identidade local, a tradição-inovação, o património material e imaterial, o ambiente e o trabalho humano histórica e socialmente incorporado, as técnicas e saberes tradicionais e técnico-científicos da cultura da vinha e do vinho, a singularidade das vinhas e vinhedos, a qualidade reconhecida dos vinhos e a autenticidade dos terroirs.
Neste contexto, o presente evento científico e cultural visa também ampliar e estreitar a rede de contactos entre representantes institucionais, académicos e investigadores das regiões vinhateiras europeias com a chancela Património Mundial da UNESCO, apresentar e debater linhas e oportunidades de investigação e colaboração e contribuir para identificar as mais-valias relevantes desta classificação para as regiões e populações abrangidas. O tema central do Simpósio incide nas evidências, representações e simbologia do «valor universal excecional» das paisagens culturais vinhateiras da Europa classificadas como Património Mundial, na sua diversidade, singularidade e afinidades. Os tópicos a desenvolver sob diferentes pontos de vista, nos panoramas nacional e europeu, inscrevem-se nos seguintes painéis temáticos:
• A construção da paisagem
• Patrimónios e desenvolvimento cultural
• Ruralidade e desenvolvimento económico-social
• Gestão e salvaguarda da paisagem classificada
O programa final do Simpósio, com os trabalhos científicos, iniciativas culturais e visitas ao Alto Douro Vinhateiro, será divulgado até 30 de setembro de 2021.
Idiomas oficiais: As conferências e comunicações poderão ser feitas em qualquer dos idiomas oficiais do Simpósio, que também serão considerados para a publicação (português, inglês, francês e espanhol).
Prazos de submissão e inscrição de comunicações:
• Submissão de proposta de comunicação: 30 de abril de 2021
Incluir: título relevante; 3 a 5 palavras-chave; resumo em português e inglês (até 500 palavras); e nota biográfica (até 250 palavras)
Enviar para citcem@letras.up.pt
• Aceitação das comunicações após revisão e avaliação científica e informação aos proponentes, por email, até ao final de junho
• Inscrição dos participantes com comunicação é gratuita, mas obrigatória, até 18 de julho de 2021
Prazos e normas para publicação:
• Os textos das comunicações deverão ser enviados até 15 de janeiro de 2022 para o email citcem@letras.up.pt
• Os textos para publicação, com um máximo de 15.000 palavras, respeitando os idiomas oficiais do Simpósio e as normas de edição a enviar oportunamente, devem incluir resumos em português e inglês (até 500 palavras) e 3 a 5 palavras-chave. Admitem-se até 6 imagens (do autor ou com autorização do autor) por texto
• Os resultados da avaliação por peer review serão comunicados aos autores até ao final de fevereiro
• A versão final do texto deverá ser enviada até 31 de março de 2022
Comissão Organizadora:
Amélia Polónia (CITCEM/FLUP)
Helena Teles (CCDR-N)
Natália Fauvrelle (Museu do Douro/ICOMOS)
Lívia Madureira (CETRAD/UTAD)
Manuel Paulino Costa (Parque Natural do Pico/Geoparque Açores)
Otilia Lage (CITCEM/FLUP)
Carla Sequeira (CITCEM/FLUP)
Paula Montes Leal (CITCEM/FLUP)
Teresa Soeiro (CITCEM/FLUP)
Comissão Científica:
Gaspar Martins Pereira (DEHPI-FLUP/CITCEM)
Maria Norberta Amorim (U.Minho. CITCEM/FLUP)
Lúcia Rosas (DCTP-FLUP/CITCEM) Nuno Magalhães (Investigador e professor emérito da UTAD)
Fernando Bianchi de Aguiar (UTAD; Coordenador da candidatura do Alto Douro a Património Mundial) Álvaro Domingues (Faculdade de Arquitetura, U.Porto)
Giuliana Biagioli (University of Pisa; Research Institute on Environment and Territory) Philippe Baumert (CHCSC, Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines)
François Legouy (Université de Paris 8)
Luis Vicente Elías Pastor (UNED, Espanha; Antropólogo, professor e especialista em património cultural da vinha e do vinho na Europa e América)
Secretariado: Diana Felícia
Parceiros do Evento: UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ;
Programa do Evento: SIMPÓSIO EUROPEU Paisagens Culturais da Vinha: identidades, desafios, oportunidades. XX aniversário da classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial