SINOPSE:
No terceiro Encontro de reflexão sobre o Douro - "DOURO E O TURISMO ", comissariado pelo Professor Eduardo Gonçalves, no dia 18 de Abril de 2015, no Morgadio da Calçada, Provesende, procurar-se-ão respostas às seguintes questões:
1. Com a aprovação do Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro, em 2004, reajustado em 2007, reconheceu-se o potencial turístico do Douro, com base “no valor e na singularidade mundial da sua paisagem, produtiva e natural, do seu património cultural identitário, assim como na excecional e reconhecida qualidade dos produtos da terra”.
Até que ponto as expetativas então geradas não se defraudaram?
2. As insígnias que o Douro possui - «mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo, Património da Humanidade, destino turístico de excelência, destino turístico sustentável» são reconhecidamente uma vantagem para o Douro. Importa avaliar até que ponto se traduzem em resultados mesuráveis em benefício das pessoas que residem na região?
3. Deve ou não o Douro, região produtora do Vinho do Porto – o produto nacional mais conhecido a nível mundial - encontrar formas de promoção no mercado externo que invertam o atual quadro de procura do Douro, esmagadoramente dependente do mercado interno?
4. Até que ponto pode a economia digital ajudar a comunicar o destino Douro?
No sentido de dar resposta às questões que aqui se sintetizam, o Encontro abordará assuntos estruturantes, tais como os aspetos que interferem com um melhor aproveitamento dos recursos turístico do Douro, tendo em atenção o seguinte:
–O Douro foi considerado um pólo turístico prioritário do País;
–O Douro tem despertado uma atenção por parte dos mercados e de organizações internacionais;
–Tem atraído investimentos públicos e privados muito significativos no sentido de uma oferta qualificada
–Todavia, também no que respeita a esta atividade, tem faltado alguma capacidade, a nível local e regional, para aproveitar cabalmente as suas potencialidades
–Tendo em conta os aspetos acima, temas como:
•Enoturismo
•Ecoturismo
•Geoturismo
•Promoção externa
•Marketing
Deverão estar presentes nas reflexões e no debate a ocorrer.
Convidados
Eduardo Gonçalves - Comissário (ISMAI/ CETRAD, GR1- Turismo...);
Aurélio de Oliveira (Univ. do Porto/ISMAI/CETRAD);
Carlos Brochado de Almeida (Univ. do Porto/ISMAI/CETRAD);
Varico da Costa Pereira (ISMAI/ CETRAD)
Calos Peixeira Marques (UTAD/ CETRAD
Parceiros do Evento: CEDTUR - Centro de Estudos de Desenvolvimento Turístico ; UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ;
Programa do Evento: 3º Encontro de Reflexão sobre o Douro