O Grupo Simoldes nasceu em 1959, com a criação da Simoldes Aços, empresa que se dedica ao fabrico de moldes de injeção para a indústria de plásticos. Em 1980 foi criada uma unidade exclusivamente dedicada à injeção de peças em plástico, a Simoldes Plásticos. Na segunda metade da década de noventa do século passado, iniciou-se o Investimento Direto no Exterior com a constituição da primeira filial produtiva no Brasil, a que se seguiu uma segunda filial, a Simoldes Plásticos Brasil, próximo de fábricas de vários construtores automóveis. Em 1999 é constituída a Simoldes Aços Brasil e, posteriormente, a Simoldes Plásticos France. Atualmente, o Grupo Simoldes é constituído por 25 entidades com cerca de 5000 colaboradores. Tem dez fábricas em Oliveira de Azeméis, três no Brasil, uma na França, uma na Alemanha, uma na Argentina, uma na Polónia e uma parceria na China com uma unidade de fabrico de moldes. Possui vários escritórios técnico-comerciais espalhados pelo mundo, que promovem contactos privilegiados com clientes atuais e potenciais, em ambas as divisões. Exporta para mais de trinta países, principalmente, França, Alemanha, Espanha, Suécia, Holanda, Reino Unido, Estados Unidos e Turquia. Em 2014, o volume de negócios do grupo atingiu cerca de 500 milhões de euros (100 milhões de euros na divisão de Moldes e 400 milhões de euros na divisão de Plásticos). Cerca de 98% da produção destina-se ao setor automóvel - Volkswagen, BMW, Mercedes, Opel, Renault, Peugeot, Citroen, Volvo, General Motors, Ford, Toyota, entre outras – produz também para a IBM, Nokia, Whirlpool, Hoover, Philips… O Grupo pretende consolidar o papel de líder Europeu no fabrico de moldes e tornar-se o maior fabricante mundial de moldes, prosseguindo a estratégia de internacionalização para os mercados emergentes. Estão em curso estudos para a abertura de unidades na República Checa, em Espanha, na França, na Rússia e no México.
Parceiros do Evento: UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ;
Programa do Evento: SPID - Estratégias de Internacionalização das Empresas Portuguesas: o caso do Grupo Simoldes