O Count Game foi desenvolvido com o objetivo de tornar as aulas de contabilidade mais interessantes e motivadoras assim como para facilitar a aprendizagem dos alunos. A ideia foi desenvolver um jogo cuja temática incidisse sobre a contabilidade em geral e as classes do SNC em particular.
Como o SNC tem oito classes principais e cada uma delas tem diversas subdivisões a ideia foi que o tabuleiro estivesse dividido em casas com um determinado número cada e que cada casa correspondesse a uma classe principal do SNC.
Cada classe do SNC correspondente a cada casa no tabuleiro tem um conjunto de duzentas perguntas para o jogador responder. As perguntas surgem de forma aleatória e abordam as temáticas da contabilidade relacionadas com a respetiva classe. O jogador terá de responder acertadamente para poder prosseguir o jogo. Ao responder, quer o jogador quer os seus adversários tem a oportunidade de aprender diversas matérias relacionadas com as diversas temáticas inerentes às classes principais e respetivas subcontas do SNC.
A introdução deste jogo em contexto de ensino da contabilidade no ensino superior pretende, facilitar o processo de procura do aluno pelo conhecimento, despertando o seu interesse por novas experiências de aprendizagem e de descoberta do saber através de novas situações pedagógicas estimuladoras. A aprendizagem proporcionada através de atividades lúdicas passa assim a ter um significado mais intenso, acompanhando o aluno/jogador durante a sua vida académica, visto que o conhecimento adquirido é interiorizado e, quando necessário, expresso de maneira interativa.
Parceiros do Evento: UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ;
Programa do Evento: Accounting Game: Uma ferramenta para aumentar a Motivação e a Performance dos alunos do Ensino Superior pelo estudo da Contabilidade