OBJETIVOS
O turismo gastronómico é um fenómeno emergente e relativamente recente, constituindo-se, cada vez mais, como um produto turístico de relevo. Acresce que a gastronomia de um destino tem ganho uma importância considerável no que à avaliação da experiência turística diz respeito. No sentido de dar a conhecer a oferta gastronómica de Vila Real, a equipa de investigação CETRAD-DOUROTUR organizou uma apresentação dedicada à Restauração do Município.
O peso da alimentação, no presente, vai além da mera necessidade e imperativos biológicos. Hoje, é também entendida como forma de mediação e representação simbólica das identidades culturais, posicionando-se como uma componente imprescindível do património cultural. Conscientes dessa realidade, os destinos orientam e sustentam, cada vez mais, a sua oferta na componente gastronómica ou, pelo menos, usam-na como atrativo complementar de elevada importância.
A presente exposição visa demonstrar e dar a conhecer o trabalho desenvolvido em torno do Guia de Restauração de Vila Real, abrindo o debate sobre sector e respetiva importância da gastronomia no concelho e na região do Douro.
Parceiros do Evento: UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ;
Programa do Evento: Real Food – Guia de Restauração de Vila Real