Publicação de investigador do CETRAD

2015-09-09

Reportado em 2015-09-09

Remondes, J., Serrano, V. & Mena, R. (2015). Marketing On-Line, Comércio Eletrónico e Hotelaria: Estudo sobre a Marcação de Hotéis na Internet em Mercados Business-to-Business. Revista Iberoamericana de Turismo – RITUR, Penedo, Alagoas, Brasil. ISSN: 2236-6040. Vol. 5, n.1, p. 114-130. http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur 

Marketing On-Line, Comércio Eletrónico e Hotelaria: Estudo sobre a Marcação de Hotéis na Internet em Mercados Business-to-Business

Resumo
O marketing on-line, o comércio eletrónico e os métodos usados por empresas para marcação de hotéis em viagens de negócios são temas de reflexão na literatura, no senso comum e em alguns estudos empíricos. Este artigo é também um contributo teórico e conceptual sobre o tema para as empresas e gestores pelo facto de dar a conhecer os resultados de um estudo online, de tipo quantitativo, baseado numa amostra de 206 quadros empresariais portugueses que responderam a um questionário nas redes sociais facebook, Linkedin e Twitter, de vinte a vinte e sete de maio de 2013. O objetivo da pesquisa foi analisar comparativamente os métodos de marcação de hotéis em business-to-business (B2B) com o intuito de medir a importância da internet nestes mercados em Portugal. Recorreu-se à análise descritiva e aplicação de testes estatísticos para facilitar a interpretação dos dados recolhidos. Os resultados mostram que a proporção de marcação de hotéis, em viagens de negócios, preferencialmente através da internet é a mais elevada das opções possíveis. Por outro lado, as empresas antes de efetuarem uma compra recorrem com mais frequência a motores de busca e sites de hotéis. No entanto, os resultados não confirmam que a internet seja o método preferencial em mercados B2B.
Palavras-chave
Internet, Marcação de Hotéis, Motivações, Fontes de Informação, Business-to-Business.
Download disponível em:
http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur