No Dia Internacional do Voluntário foram conhecidos e entregues os Prémios de Voluntariado Universitário (PVU) Santander 2019. O presente prémio, nesta sua 4ª edição, contou com 100 candidatos, dos quais se destacaram 10 finalistas.
A cerimónia decorreu a 5 dezembro, na sede do Banco Santander, em Lisboa, tendo o projeto de estudantes da UTAD, "Gerações Unidas", sido um dos três vencedores a par da Universidade do Porto e do Instituto Politécnico de Setúbal.
O projeto “Gerações Unidas” visa combater a solidão dos idosos, através da partilha de histórias, de sorrisos, experiências e de sentimentos que aproximam duas gerações. Pretende-se dar afeto, companhia, conversa e conforto, através da visita voluntária e regular de alunos universitários à casa de idosos da cidade de Vila Real, que usufruem do apoio domiciliário do Centro Social e Paroquial de Santo António.
A solidão escondida é um problema de uma sociedade virada cada vez mais para as exigências do mercado de trabalho, com as famílias cada vez mais ausentes. Os esforços governamentais para colmatar esta falha não têm sido suficientes para a resolução deste problema. Desta forma surgiu o "Gerações Unidas", projeto desenvolvido pela Associação GrowGreen Food Association (GgFA), constituída fundamentalmente por Doutorandos do CETRAD do curso de Doutoramento em Desenvolvimento Sociedades e Territórios.
O balanço do projeto tem sido muito positivo. O Centro Social e Paroquial de Santo António acolheu a proposta com muito entusiasmo. As visitas foram iniciadas em 2019, com 5 idosos e 5 voluntários e no final do ano o projeto acolhia já 8 idosos e 8 voluntários. Todos os membros envolvidos são alunos da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.