O Doutoramento em Desenvolvimento, Sociedades e Territórios (DeST) inaugurou as discussões públicas de teses de doutoramento no dia 23 de junho

2020-06-24

No passado dia 23 de junho, a doutoranda do CETRAD Carla Cristina Ferreira efetuou a prova de defesa da sua tese de doutoramento. A investigadora, foi assim a primeira aluna do Doutoramento em Desenvolvimento, Sociedades e Territórios a concluir o seu trabalho com sucesso, sendo um exemplo inspirador de competência e empenho.

A tese de Doutoramento intitulada “Analysis of wine consumer preference: an experimental approach”, integrou-se no Projeto INNOVINE&WINE, e foi orientada pela Professora Lina-Lourenço Gomes (UTAD/CETRAD) e a pela Professora Lígia Costa Pinto (Universidade do Minho). O trabalho apresentado é uma compilação de quatro artigos científicos, que investiga como os atributos extrínsecos influenciam o processo de tomada de decisão dos consumidores Portugueses de vinho. Especificamente, explora a influência das características sociodemográficas e o efeito dos atributos extrínsecos na escolha de um vinho. A nível metodológico, aplicou-se uma interdisciplinaridade de métodos de recolha e tratamento de dados, que permitiu investigar o comportamento do consumidor de vinho pela ótica da análise sensorial e economia experimental. Os resultados contribuem para o desenvolvimento de estratégias de customização do produto para os diferentes segmentos de mercado. Além disso, os resultados destacam a importância da Região de Origem como marca no mercado, ao nível das expectativas e avaliação do produto, melhorando o posicionamento do produto no mercado e o desenvolvimento económico das regiões vitivinícolas.