No passado dia 26 de junho, a doutoranda do CETRAD Filipa Margarida da Eira Jorge efetuou a prova de defesa da sua tese de doutoramento, intitulada “Digital Marketing and Technology Adoption for Douro Tourism Development”. A investigadora fez parte do primeiro grupo de alunos do Doutoramento em Desenvolvimento, Sociedades e Territórios que concluíram os seus trabalhos com sucesso, sendo um exemplo inspirador de competência e empenho.
“A tese doutoral apresentada tem como principal objetivo dar uma pequena contribuição para atrair mais turistas ao Douro. O comportamento dos turistas está a mudar, sendo crescente o uso de tecnologia no processo de tomada de decisão sobre destinos e produtos turísticos. Por outro lado, os territórios de baixa densidade, como o destino Douro, têm oportunidade de melhorar a sua promoção através da utilização das tecnologias inovadoras.
Procurou-se dar uma pequena contribuição prática para atrair mais turistas ao Douro e, assim, apoiar o desenvolvimento deste destino turístico, através da análise de como a promoção deste destino pode ser melhorada com algumas tecnologias digitais, como sejam as ferramentas de marketing digital e de presença nas redes sociais bem como a Realidade Virtual.
Para atingir este objetivo geral, foram usadas diferentes amostras para responder a objetivos específicos: organizações de gestão de destinos (DMOs), que são responsáveis pela sua promoção, incluindo o Douro e outras regiões internacionais similares, para comparar o uso de ferramentas de marketing digital por DMOs para a promoção de destinos; turistas que estavam a visitar o destino Douro para avaliar a influência da utilidade percebida das ferramentas de marketing digital na imagem deste destino; e potenciais turistas pertencentes à geração millennials para avaliar os antecedentes de aceitação da realidade virtual como uma ferramenta de promoção para o destino Douro. Na perspetiva organizacional, os dados foram recolhidos nas plataformas oficiais destas organizações e examinados através de uma análise descritiva e de conteúdo. Na perspetiva dos turistas, os dados foram recolhidos pelo método de inquirição e analisados através de métodos estatísticos e modelação de equações estruturais.
Como principais conclusões, a DMO responsável pela promoção do destino Douro deve melhorar o seu website oficial e as suas páginas das redes sociais, sendo mais ativa nas suas plataformas oficiais, como observado em exemplos de boas práticas de outras regiões semelhantes. Além disso, do ponto de vista do turista, os resultados indicam a influência de algumas ferramentas de marketing digital, em particular websites, plataformas de reservas e dispositivos móveis, na imagem do destino Douro. Finalmente, a aceitação dos sistemas de Realidade Virtual pela geração millennials para fins turísticos é impulsionada principalmente pelo hábito, pela influência social e pelo divertimento percebido com o uso desses sistemas."