Na sequência do projeto Erasmus+, denominado CultRural+ "Entrepreneurship, Education and Cultural Heritage Creative Management for Rural Development", realiza-se na UTAD a International week Cultural Heritage & Education, entre os dias 25 e 29 de outubro de 2021.
Este projeto pretende sublinhar o facto de que, graças ao dinamismo de micro-empreendedores, em algumas áreas rurais a tendência ao despovoamento está a ser contrariada. Pretende-se destacar o papel de alguns projetos culturais e educativos neste contexto, divulgando as suas boas práticas, de forma a inspirar os empreendedores que queiram combater o despovoamento e a falta de motivação no meio rural.
O projeto conta com oito parceiros de cinco países mediterrâneos:
Líder: Universidad de Extremadura
Organizações parceiras:
1. Município de Farkadona (Grécia)
2. Ruralidade Verde, Lda (Portugal) – consultora na área do desenvolvimento rural
3.Time Heritage – Afroditi Kamara & Co (Greece) – consultora na área do património cultural
4.Taste Roots Società Cooperativa (Italy) – consultora na área do património cultural, nomeadamente na área dos vinhos
5. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal)
6. Instituto Auvergne para o Desenvolvimento Territorial (França)
7. Ayuntamiento de Torreorgaz (Espanha)
Esta semana, aberta a todos os que queiram participar, é preenchida com atividades focadas na importância dos micro empreendedores locais, que com as suas iniciativas contribuam para contrariar o despovoamento e a e falta de motivação no meio rural do interior (norte) de Portugal, e a sua relação com a Educação e o património Cultural.